
Módulos
Na busca de integrar o corpo, proponho relações entre camadas do corpo com elementos da matéria para apoiar essa exploração prática e poética.

O Ar e a Pele
Explorando a potência deslizante do corpo através da respiração e da pele.
Exploramos a respiração não apenas como um processo fisiológico, mas como um elemento-chave para desvendar a potência do nosso corpo e nossa capacidade de expandir e nos recolher no espaço. Quando nos tornamos conscientes de como a nossa respiração flui, percebemos que ela pode conduzir e ser conduzida de várias maneiras, abrindo um vasto território de possibilidades criativas.
“Respirar é mover e mover é respirar”. Pilates
Experienciar o corpo pela sua continuidade enquanto multiplicamos as possibilidades de contato e pulsão sensível. Ao nos apropriarmos do nosso contorno ganhamos também a possibilidade de compreender melhor o contorno do espaço que nos rodeia e que nos apoia, assim como o do outro, e oportunidades novas de encontro florescem.

A Madeira e os Ossos
Articulação, memória, estrutura e empilhamentos, formação, vibração, o movimento pelos ossos.
Prolongamos os ossos nos estendendo no espaço para depois dançarmos com o seu peso. Experimentamos o pêndulo com diferentes membros do corpo, opondo o movimento deles à gravidade e depois deixando ela agir completamente sobre eles.
o encontrar um esqueleto, pelo que está gravado na formação desses ossos, é possível saber da historia do individuo em tempo de vida, sexo, estatura, peso e até seus hobbies e costumes (Osteocronologia). Assim como é possível saber a idade e a história ambiental ao analizar os veios e os anéis de crescimento na árvore (Dendrocronologia).
Nos ossos alojamos memórias que já não lembramos e, ao articulá-las, lhes damos vida e mobilidade.

A Terra e a Carne
resistência, vontade, terremotos e montanhas.
"A terra é uma carne e que responde músculo por músculo ao ser humano, que associa a natureza à sua própria vida… a terra mole toca-se num ponto sensível da imaginação da matéria. A experiência que temos dela remete a experiências íntimas, devaneios recalcados."
(Bachelard, 1991)
Vibramos a carne, através da manipulação dessa massa corpórea, separando a carne do osso, agarrando tudo que se tem de macio, reconhecendo os "fofinhos" das mãos e de todo o corpo, bochechas, glúteos, coxas, entre costelas… Encontrar a carne e vibra-la, sacudimos e chacoalhamos.

A Água e a Fáscia
água, emoção, fluxo e transbordamento
A água marca sua presença rapidamente, lava humores, a água escorre e a pele se envolve no gotejamento. Refrescar ideias. Assim como num mergulho, o semblante dos que participaram da experiência é alterado, lavado.
A Fáscia, Tecido Conjuntivo Fibroso, órgão viajante, pura deriva. Se ramifica por todo o corpo de forma contínua, envolvendo e conectando todas as estruturas, órgãos, veias, ossos, tendões, ligamentos e músculos. Tem como função proteger, separar estruturas, moldar nosso corpo, realizar lubrificações que nutrem e permitem o deslizamento dos músculos.
“Parte que mais pensa e sente, instinto bicho, onde o ritmo é muito maior que a lógica” - Mariana Lobato.

O Fogo e os Órgãos
processamento, transformação
Órgãos desempenham funções bem delimitadas, mas muitas vezes mais de uma função e engajados em mais de um sistema.
Essa observação remete a um processo coreográfico em que existem movimentos individuais, mas que fazem parte de um grande agenciamento com outros corpos dançantes.
Pelo processo de entendimento do corpo por suas camadas, ao chegar nos órgãos complexificamos as relações, agenciando nossas ações, desafiando ritmos e trazendo mais personalidade para o mover.
Estar consciente de nossos órgãos nos traz a tridimensionalidade do nosso corpo e nos auxilia a pensá-lo como uma complexa imbricação de funções.

O Metal e os Nervos
motivação, lógica, comunicação
O sistema nervoso é uma rede de comunicações do organismo, é formado por um conjunto de órgãos que possuem a função de captar mensagens, estímulos, interpretá-los e arquivá-los. Também elabora respostas, que podem ser expressas em forma de movimento, sensações ou constatações.
Portanto, trabalha na transmissão de informações. A função e formação do sistema nervoso remete muito à estrutura de comunicação atual do mundo, 99% dos dados internacionais são transmitidos ao longo do fundo do oceano através de cabos de comunicações submarinos. Os cabos submarinos são essenciais para o suporte da Internet, transportando praticamente todo o tráfego de ida e volta em todo o mundo.
Ao trabalhar o metal e os nervos, chegaríamos ao que seria o envelopamento e integração das camadas propostas ao longo do estudo, associando o dentro e fora, respondendo a reflexos e estímulos
Nesse estágio é esperado que os envolvidos na pesquisa possam estar atentos a si, aos outros e ao espaço, captando e transmitindo informações, conectando as texturas e aprendizados do decorrer das camadas.